João Wesley, 1703-1791Fundador do Metodismo.
A Igreja do Nazareno tem se confessado um ramo da “una, santa, universal e apostólica” Igreja de Cristo, abraçando, como sua, a história do povo de Deus registrada no Antigo e Novo Testamento e do povo de Deus através dos tempos, em qualquer expressão da Igreja de Cristo que estes possam ser encontrados. Ela aceita os credos ecumênicos dos cinco primeiros séculos cristãos como expressões da sua própria fé.
Ela identifica-se com a igreja histórica na pregação da Palavra, administrando os sacramentos, mantendo um ministério de fé e prática apostólico e incutindo as disciplinas de um viver e serviço semelhantes ao de Cristo. Ela une-se aos santos atendendo ao chamado bíblico para uma vida santa e de dedicação completa a Deus, na qual proclama através da teologia da inteira santificação.
A nossa herança cristã foi facultada através da Reforma Inglesa no século XVI e o Reavivamento Wesleyano no século XVIII. Através da pregação de João e Charles Wesley, pessoas em toda a Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales abandonaram o pecado e foram capacitadas para o serviço cristão. Este Reavivamento caracterizou-se pela pregação feita por leigos, testemunho, disciplina e círculos de discípulos dedicados, conhecidos por “sociedades”, “classes” e “bandas”. Os marcos teológicos do Reavivamento Wesleyano incluíram: justificação pela graça através da fé; santificação ou perfeição cristã, também pela graça através da fé; e o testemunho do Espírito quanto a certeza da graça.
Entre as contribuições distintas de João Wesley, inclui-se uma ênfase à inteira santificação como a provisão graciosa de Deus para a vida cristã. Sua ênfase foi disseminada em todo o mundo. Na América do Norte, a Igreja Metodista Episcopal foi organizada em 1784 para “reformar o Continente e espalhar a santidade bíblica sobre estas terras”.
Uma renovada ênfase à santidade cristã foi desenvolvida em meados do século XIX. Timothy Merritt de Boston, Massachusetts, impulsionou o interesse como editor do Guia da Perfeição Cristã. Phoebe Palmer, da cidade de New York, liderava a Reunião de Terça-Feira para a Promoção da Santidade e tornou-se uma oradora, autora e editora muito procurada. Em 1867, os pregadores metodistas J.A. Wood, John Inskip e outros em Vineland, New Jersey, iniciaram a primeira de uma longa série de campanhas de santidade que renovaram a busca Wesleyana de santidade em todo o mundo. A santidade cristã foi enfatizada pelos Metodistas Wesleyanos, Metodistas Livres, o Exército da Salvação e certos Menonitas, Irmãos e Quakers. Evangelistas levaram este movimento para a Alemanha, Reino Unido, Escandinávia, Índia e Austrália. Novas igrejas de santidade surgiram, incluindo a Igreja de Deus (Anderson, Indiana). Igrejas de santidade, missões urbanas e associações missionárias cresceram a partir deste empenho. A Igreja do Nazareno nasceu do impulso de unir muitas dessas organizações em uma igreja de santidade.
Assembleia Geral, Pilot Point, Texas, (EUA), 12 de outubro de 1908.
Fred Hillery organizou a Igreja Evangélica do Povo (Providence, Rhode Island) em 1887. A Igreja Missão (Lynn, Massachusetts) foi organizada em 1888. Em 1890, estas e outras oito congregações de New England formaram a Associação Central Evangélica de Santidade. Anna S. Hanscome, ordenada em 1892, foi a primeira mulher ordenada na linhagem Nazarena.
Em 1894-95, William Howard Hoople organizou três congregações de santidade no Brooklyn, New York, que formaram a Associação de Igrejas Pentecostais da América. “Pentecostal” era um sinônimo para “santidade” a estes e outros fundadores da Nazareno. Hillery e os grupos de Hoople fundiram-se em 1896, estabelecendo trabalhos na Índia (1899) e Cabo Verde (1901). O executivo de Missões Hiram Reynolds organizou congregações no Canadá (1902). Em 1907 o grupo já alcançava de Nova Scotia até Iowa.
Robert Lee Harris organizou a Igreja de Cristo do Novo Testamento (Milan, Tennessee) em 1894. Mary Lee Cagle, sua viúva, espalhou o trabalho ao oeste do Texas, em 1895. C. B. Jernigan organizou a primeira Igreja Independente de Santidade (Van Alstyne, Texas) em 1901. Essas igrejas uniram-se em Rising Star, Texas (1904), formando a Igreja de Cristo de Santidade. Em 1908, já se estendia da Georgia a New Mexico, ministrando aos marginalizados e necessitados, apoiando órfãos e mães solteiras e conectando-se com trabalhadores na Índia e Japão.
Phineas F. Bresee e Joseph P. Widney, com cerca de outras 100 pessoas, organizaram a Igreja do Nazareno, em Los Angeles, em 1895. Eles defendiam que os cristãos santificados pela fé deviam seguir o exemplo de Cristo e pregar o Evangelho aos menos favorecidos. Eles acreditavam que o seu tempo e dinheiro deviam ser dados a ministérios que refletissem Cristo, para a salvação de almas e socorro aos necessitados. A Igreja do Nazareno expandiu-se principalmente ao longo da costa oeste dos Estados Unidos, com algumas congregações indo mais para o leste, até Illinois. Eles apoiavam uma missão indígena em Calcutá, na Índia.
Em outubro de 1907, a Associação de Igrejas Pentecostais da América e a Igreja do Nazareno reuniram-se em Chicago, Illinois, para moldar um governo de igreja que equilibrava a superintendência com os direitos congregacionais. Competia aos superintendentes nutrir e cuidar de igrejas já organizadas, organizar e incentivar novas igrejas, mas não interferir com as ações independentes de uma igreja totalmente organizada. Delegados da Igreja de Cristo de Santidade participaram. A primeira Assembleia Geral adotou um nome resultante de ambas as organizações: Igreja Pentecostal do Nazareno. Bresee e Reynolds foram eleitos superintendentes gerais.
Em setembro de 1908, a Conferência de Santidade da Igreja Cristã da Pensilvânia, sob a liderança de H. G. Trumbaur, uniu-se aos Nazarenos Pentecostais. No dia 13 de outubro, a segunda Assembleia Geral reuniu-se em Pilot Point, Texas, com o Conselho Geral da Igreja de Cristo de Santidade para unir as duas igrejas.
Liderada por J. O. McClurkan, a Missão Pentecostal foi formada em Nashville, em 1898, unindo pessoas de santidade do Tennessee e estados adjacentes. Eles enviaram pastores e professores a Cuba, Guatemala, México e Índia. Em 1906, George Sharpe foi expulso da Igreja Congregacional de Parkhead, Glasgow, na Escócia, por pregar a doutrina wesleyana da santidade cristã. A Igreja Pentecostal de Parkhead foi formada, outras congregações organizadas e a Igreja Pentecostal da Escócia foi fundada em 1909. A Missão Pentecostal e Igreja Pentecostal da Escócia uniram-se aos Nazarenos Pentecostais em 1915.
A Quinta Assembleia Geral (1919) mudou o nome oficial da denominação para Igreja do Nazareno. A palavra “Pentecostal” já não era um sinônimo da doutrina de santidade como tinha sido no final do século XIX, quando os fundadores inicialmente adotaram este nome para a igreja. A jovem denominação manteve-se fiel à sua missão original de pregar o evangelho da salvação completa.