A Declaração de Missão na Igreja do Nazareno é de fazer discípulos à semelhança de Cristo nas nações.
Os Valores Fundamentais da Igreja do Nazareno são que somos cristãos, santos e missionais.
As sete Características da Igreja do Nazareno são adoração significativa, coerência teológica, evangelismo fervoroso, discipulado intencional, desenvolvimento da igreja, liderança transformacional e compaixão com propósito.
“O objetivo principal da Igreja do Nazareno é fazer progredir o reino de Deus pela preservação e propagação da santidade cristã como evidenciado nas Escrituras”.
“Os objetivos essenciais da Igreja do Nazareno são ‘a comunhão cristã santa, a conversão dos pecadores, a inteira santificação dos crentes, a sua edificação em santidade e a simplicidade e poder espiritual manifestos na igreja primitiva do Novo Testamento, juntamente com a pregação do Evangelho a toda a criatura”. (19)
A Igreja do Nazareno existe para servir como um instrumento no avanço do reino de Deus através da pregação e ensino do Evangelho por todo o mundo. A nossa bem definida incumbência é preservar e propagar a santidade cristã tal como é evidenciada nas Escrituras, através da conversão dos pecadores, a recuperação dos desviados e a inteira santificação dos crentes.
O nosso objetivo é espiritual, nomeadamente, evangelizar, como resposta à Grande Comissão do nosso Senhor em “ir e fazer discípulos de todas as nações” (Mateus 28:19, João 20:21; Marcos 16:15). Cremos que este alvo pode ser alcançado através de políticas e procedimentos acordados, incluindo princípios doutrinários da fé e padrões de moralidade e estilo de vida testados pelo tempo.
A edição 2017-2021 do Manual inclui uma declaração histórica breve da igreja; a constituição da Igreja, que define os nossos Artigos de fé, a nossa compreensão da igreja, o Pacto de Caráter Cristão para o viver santo, e princípios de organização e governo; o Pacto de Conduta Cristã, que aborda assuntos-chave da sociedade contemporânea; e políticas do governo da igreja lidando com a organização da igreja local, distrital e geral.
A Assembleia Geral é o corpo supremo de formulação da doutrina e legislação da Igreja do Nazareno. Este Manual inclui as decisões e juízos de delegados ministeriais e leigos da vigésima nona Assembleia Geral, que se reuniu em Indianápolis, Indiana, E.U.A. de 25 a 29 de Junho 2017, e é por isso autoridade como guia para ação. Pelo fato de ser a declaração de fé e prática da igreja oficiais e ser consistente com os ensinos das Escrituras, esperamos que o nosso povo em todo o lugar aceite os princípios de doutrina, guias e ajudas para o viver santo contidos nelas.
Falhar em fazer isso, depois de terem feito os votos de membro da Igreja do Nazareno, prejudica o testemunho da igreja, viola a sua consciência e dissipa a comunhão do povo chamado nazareno.
O governo da Igreja do Nazareno é distinto. Na sua política é representativo – não é puramente episcopal nem completamente congregacional. Porque tanto o laicato como os ministros têm igual autoridade nas unidades deliberativas e legislativas da igreja, existe um equilíbrio de poder desejado e efetivo. Vemos isto não somente como uma oportunidade de participação e serviço na igreja como também uma obrigação por parte do laicato e ministros.
Compromisso e propósito claro são importantes. Mas um povo inteligente e informado que segue práticas e procedimentos acordados fazem avançar o reino mais depressa e realçam o seu testemunho por Cristo. Portanto, é incumbência dos nossos membros familiarizarem-se com este Manual - a história da igreja, doutrinas e práticas éticas do nazareno ideal. A adesão às determinações destas páginas irá nutrir lealdade e fidelidade tanto a Deus como à igreja, e aumentará a eficiência e eficácia dos nossos esforços espirituais.
Com a Bíblia como o nosso Guia supremo, iluminada pelo Espírito Santo, e o Manual como a nossa declaração de fé, prática e política, acordadas como oficiais, olhamos com expectativa para o novo quadriênio com alegria e fé inabalável em Jesus Cristo.
EUGÉNIO R. DUARTE
GUSTAVO A. CROCKER
DAVID W. GRAVES
FILIMÃO M. CHAMBO
DAVID A. BUSIC
CARLA D. SUNBERG